Agro

Agricultura digital interessa 95% dos produtores

0

e-Agro vai levar soluções modernas para agricultores baianos
Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Tecnologia e inovação fazem parte da história da agricultura. Um belo dia, há milhares de anos, o homem percebeu que podia plantar as sementes dos vegetais que lhe serviam. Algum tempo depois, entendeu que era possível utilizar canaletas nas terras que margeavam rios e irrigar a terra. O contínuo processo de desenvolvimento tecnológico no campo se confunde com a própria história da humanidade e está muito distante de conhecer um limite.

Um percentual de 95% dos produtores rurais brasileiros responderam ter interesse em receber mais informações sobre a agricultura digital, segundo uma pesquisa produzida pelo Sebrae, em junho deste ano. Atualmente, 84,1% já utilizam pelo menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo. O principal uso é da internet, para atividades gerais ligadas à produção, com 70% do total, enquanto 57,5% usam aplicativos ou programas de computador para obter ou divulgar informações sobre a propriedade ou a produção.

O uso dos equipamentos é principalmente para obter informações e planejar a atividade, gestão da propriedade, compra de insumos, planejar o manejo da terra e prever riscos climáticos. Entretanto, os produtores ainda relatam dificuldades na digitalização da atividade. O maior problema está nos custos dos produtos, seguido pela dificuldade de conectividade, apontada por 47,8% dos entrevistados – sem acesso à internet fica mais difícil ser digital. Em terceiro lugar, aparece a falta de conhecimento a respeito das tecnologias.

Para tentar ajudar no acesso dos produtores baianos às facilidades do mundo digital, a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e o Sebrae promovem a e-Agro Bahia, Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária da Bahia, totalmente digital e gratuita de amanhã até quinta-feira (de 25 a 27 de novembro). O evento vai reunir representantes do governo, entidades representativas, produtores e empreendedores que são referências nos mais diversos segmentos agro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.eagrodigital.com.br.

Entre os palestrantes, estão Rodrigo Bonato, diretor de Agricultura de Precisão para a América Latina, da John Deere, e Eduardo Bastos, vice-presidente de Sustentabilidade para a América Latina, da Bayer. O presidente da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), João Martins; da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, e Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia também estarão do evento.

Vice-presidente administrativo e financeiro da Faeb, Guilherme Moura acredita que a força demonstrada pela agricultura baiana está muito ligada ao desenvolvimento tecnológico do país no setor. “Inovação e tecnologia são coisas que representam o agronegócio brasileiro. Graças a isso, ao empreendedorismo e a coragem dos produtores, o segmento agropecuário está entre os mais fortes do mundo”, aponta. Para ele, permanecer nesta condição exige que o país encare os desafios digitais, tema da e-Agro Digital.

O evento contará também com leilões virtuais de animais e máquinas usadas, stands virtuais das maiores empresas do segmento e ainda rodada de negócios para que o produtor rural possa negociar diretamente com as empresas compra e venda de produtos agropecuários.

Um dos destaques do evento será o Green Friday, iniciativa que funcionará como uma Black Friday para o produtor rural com ofertas exclusivas de equipamentos, insumos, softwares e sistemas de gestão para o agro. Serão 8 horas de transmissão ao vivo com oportunidades diferenciadas para os participantes da e-Agro Digital.

A e-Agro acontece logo após o anúncio de que o agronegócio na Bahia vem crescendo: mesmo com a pandemia, o setor representa hoje 24% do PIB do estado, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O incremento registrado é de 7,5% até agora, se comparado com o mesmo período de 2019.

A Bahia ostenta o primeiro lugar no ranking do Nordeste, levando-se em conta os dados do Valor Bruto de Produção (VBP), de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Acompanhe ao lado as entrevistas com o presidente da FAEB, Humberto Miranda e com a coordenadora de Agronegócios do Sebrae-Bahia, Adriana Moura sobre o uso da tecnologia no campo.

Serviço: e-Agro – Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária da Bahia (e-Agro Bahia)
Data: de 25 a 27 de novembro
Inscrição gratuita: www.eagrodigital.com.br

ENTREVISTA – Humberto Miranda
‘A tecnologia foi o fator que mais impactou’

Os elevados índices de produtividade da agricultura e anos consecutivos de crescimento só se tornaram possível graças aos investimentos realizados em tecnologia e inovação, destaca Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Para ele, o desafio do setor é difundir cada vez mais essas práticas.

Liberdade Notícias

Comunidades rurais protestam na Chapada contra devastação para produção de batatas 

Artigo anterior

e-Agro Digital vai reunir especialistas e gerar rodada de negócios

Próximo artigo

Você também pode gostar

More in Agro