DestaqueEducação

Prefeitura de Medeiros Neto na Feira Artesanato da Bahia realizada pelo Governo do Estado, no Prado

0

A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio do Departamento Municipal de Cultura, esteve presente na Feira Artesanato da Bahia e na Feira da Economia Solidária, promovida pelo Governo do Estado. O evento aconteceu na cidade do Prado.

A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato, do Centro Público e Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e o Instituto Casa da Cidadania. O evento conta ainda com o apoio da Rede Bahia.Na oportunidade, o diretor de Cultura, Mário Henrique S. Silva, levou as demandas do segmento artesanal para a feira, iniciando um diálogo mais pontual com a Setre-BA, ensejando ações futuras para a cultura e para a categoria cultural.

O artesanato na cidade de Medeiros Neto mostra sua força através dos artesãos e artesãs locais e foi pensando em dar ainda mais visibilidade a estes artistas que o prefeito Beto Pinto promoveu a primeira feira solidária no 34º Arraiá do Água Fria em 2022 com recursos próprios do município. Essa ação também oportunizou a economia da cultura e o desenvolvimento da renda local. Neste ano terá a sua segunda edição.As feiras são uma oportunidade para que os artesãos, artesãs e produtores(as) da economia solidária locais e da região possam comercializar os seus produtos e criações.

Na região do Extremo Sul e do Território de Identidade da Costa do Descobrimento, abrangidas pela Feira, os(as) artesãos(ãs) utilizam técnicas que empregam a matéria nativa em composições contemporâneas, como aproveitamento de cocos, entalhe e pintura em madeira e tecelagem, além de arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê.Somado ao objetivo de promover a exposição e a comercialização dos itens, as feiras cumprem também o papel de incentivar a inclusão social e produtiva, além de aquecer o turismo local-regional.

A programação cultural foi iniciada com o Awê de boas-vindas e abertura com os indígenas pataxós.

Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária, parceira do Artesanato da Bahia, chega como mais uma ferramenta para divulgar esta importante modalidade produtiva e econômica.

Direto das mãos dos(as) produtores(as), a Economia Solidária está presente com a exposição e comercialização de produtos alimentícios, customizados e manufaturados. A sua base de trabalho é a cooperação mútua, autogestão, respeito à natureza e igualdade entre gêneros, crenças e etnias.A Feira Artesanato da Bahia e a Feira da Economia Solidária iniciou nesta sexta-feira (24) e seguiu até domingo (26), das 17 às 22 horas, na Praça da Matriz, centro do Prado, aberta ao público.

Por Liberdade Notícias

Liberdade Notícias

Primeiro dia de aula nas escolas municipais é marcado por acolhimento e entusiasmo em Medeiros Neto

Artigo anterior

MORDENIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA: Câmara Municipal de Medeiros Neto inaugura sistema de votação eletrônica

Próximo artigo

Você também pode gostar

More in Destaque