Monstro de cara nova. Não se trata de filme de terror, mas de uma das mais conhecidas motos da Ducati. A naked esportiva Monster, mais vendida moto da casa de Borgo Panigale (cerca de 350 mil unidades) passou por uma verdadeira revolução para a linha 2021. Se a ideia é manter o espírito original – a combinação entre o design agressivo, potência de sobra e um conjunto leve o suficiente para permitir diversão em ruas e estradas -; não só o visual foi completamente revisto.
Ela passa a contar com um chassi ‘front frame’ em alumínio de apenas três quilos, que ocupa o espaço da antiga treliça tubular em aço, até hoje uma das marcas registradas. Ele recebe em sua parte superior o bicilíndrico a 90º Testastretta de 937cc, com 111cv e 9,5Nm. O câmbio conta com sistema QuickShift. Com o ganho de peso nas rodas; na balança traseira e no sub-chassi, a nova Monster, com seus 166kg a seco, é 18kg mais leve do que a antecessora, de 821cc.
O tanque com a tradicional forma de ‘corcova de bisão’ ganha novo desenho, assim como a rabeta, inspirada na superesportiva Panigale V4. O farol tem uma agressiva forma oval, com a luz diurna em LED emoldurando o elemento principal. À disposição o condutor conta com o controle de tração e de empinada (wheelie control); bem como três modos de pilotagem – Sport, Urban e Touring. Como já é costume no modelo, não faltam acessórios e opções para customizá-la, ou torná-la mais extrema e leve. Na Europa, as vendas começam em abril – por aqui tudo dependerá do planejamento da filial.