Nesta segunda-feira, 16 de junho de 2025, a comunidade escolar do Colégio Virgílio Ferreira da Silva ainda vibra com o sucesso de sua participação especial no 37º Arraiá do Água Fria. No último sábado, dia 13, os alunos subiram ao palco do tradicional evento para apresentar uma coreografia junina que foi além da dança, representando a concretização de um projeto cultural viabilizado pela Lei Federal Aldir Blanc.
A apresentação foi o resultado final de um projeto de inscrição coletiva, encabeçado pela proponente Juliana Santos da Silva Brito em nome da escola. Ela contou com a força-tarefa formada pela diretora Ingrid Ribeiro, a coordenadora Sariza e as professoras Geane e Marina na organização. “Esta foi a primeira vez que a Escola Virgílio participou de uma disputa de recurso federal, e todo o corpo docente se sente muito lisonjeado em poder apresentar para a sociedade a realização deste projeto”, comemorou a equipe.
O recurso conquistado foi fundamental para elevar o nível da apresentação. Segundo as organizadoras, os fundos permitiram um investimento de qualidade que diretamente beneficiou os alunos. “Com o dinheiro do recurso federal, foi possível investir em um figurino bacana, onde as crianças da escola puderam se apresentar sem ter que custear do próprio bolso”, explicaram. Além disso, o edital possibilitou a contratação de um dançarino profissional, responsável por criar e ensaiar a coreografia especial com as crianças, garantindo brilho e técnica ao número.
A Secretaria Municipal de Cultura, sob a gestão da secretária Marlene Alves, foi peça chave no processo, oferecendo o apoio necessário para que os projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc no município, como o da Escola Virgílio, fossem executados com sucesso. O apoio da pasta é essencial para fomentar e viabilizar a produção cultural local em suas mais diversas formas.
A presença da escola no Arraiá do Água Fria foi mais do que uma apresentação; foi um momento de integração com a comunidade, de valorização da cultura junina e de demonstração de como o fomento público à cultura pode gerar frutos visíveis e encantadores. O projeto serviu para revelar talentos, promover a autoestima dos alunos e proporcionar uma experiência cultural profissionalizante às crianças.
A coreografia apresentada no sábado marca um capítulo especial na história da Escola Virgílio, provando que, com iniciativa e acesso a políticas públicas de incentivo, é possível transformar a arte e a educação em um espetáculo de alegria e cidadania para toda a cidade. A comunidade aguarda agora as próximas oportunidades para ver seus pequenos brilhantes artistas voltarem aos palcos.

















