A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Medeiros Neto, realizada na segunda-feira (27/02), marcou a inauguração do painel de votação eletrônica da casa. Composto por painel e tablets, o novo sistema eletrônico, a partir de agora, trará maior transparência às reuniões e facilitará o acompanhamento das sessões por quem estiver presente no plenário. A tela também irá melhorar a visualização das reuniões para quem for assistir as transmissões pelo YouTube ou pela página da câmara.
Foram aprovadas durante a sessão por unanimidade, as seguintes indicações, ambas de autoria do vereador Júnior Serapião:
A Indicação 01/2023, pede a construção de um ponto coberto para mototáxi, em frente ao Supermercado Niquini, Centro de Medeiros Neto. Em defesa da indicação, o vereador Mauro disse que o abrigo para Ponto de moto táxi, no local acima citado, visa atender a uma reivindicação da categoria, onde se faz necessária,
Uma vez que a moto é um transporte que não oferece nenhuma proteção aos condutores, eles ficam sentados ao relento em bancos sob o sol e chuva enquanto aguardam passageiros. Também para quer todos os moto-táxistas gozem de condições dignas de trabalho.
Na Indicação 02/2023, sugere ao Prefeito Municipal para adequar os pagamentos dos Agentes de Vigilância Sanitária do Município de Medeiros Neto aos Salários dos Agentes comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, e os mesmos benefícios.
Para o Edil, Essa categoria necessita muito de apoio e ser reconhecida por estar à frente a todo o momento nas ruas dando assistência para a população, merece igualar e ter as mesmas vantagens, que os outros agentes têm.
A valorização profissional passa pelo cumprimento das normatizações que garantem a segurança salarial do servidor. Sendo assim, equiparar o piso salarial dos Agentes de Vigilância Sanitária ao piso nacionalmente praticado para os Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias, considerando esta nobre ação ira levando em consideração os relevantes serviços prestados pelos Agentes de Vigilância Sanitária.
Já a Indicação 03/2023, sugere ao Poder Executivo Municipal, juntamente com Departamento de Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilize carro FUMACÊ, para realizar a pulverização em combate a proliferação do Aedes Aegypt, nos bairros da Cidade, nas Agrovilas, nos Distritos e Povoados.
Na justificativa, o vereador pontuou que prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. O objetivo da ação é o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, uma técnica muito utilizada é a pulverização de inseticida, popularmente conhecido como fumacê, nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências matando os mosquito para evitar que mais gente contraia essas doença.
Em Seguida, A tribuna foi aberta aos Edis:
VEJA A SESSÃO NA ÍNTEGRA
ASCOM