Saúde

Surto de síndrome gripal lota unidades de saúde de Porto Seguro

0

Porto Seguro enfrenta um surto de síndrome gripal, que fez aumentar em quatro vezes a procura por atendimento nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Diante da quantidade insuficiente de médicos para atender a demanda acima da capacidade, as unidades de saúde do município estão lotadas, gerando transtornos e muita reclamação por parte da população.

Em vídeo divulgado sexta-feira (17) nas redes sociais, o prefeito Jânio Natal pediu a compreensão dos moradores neste momento. Segundo ele, essa síndrome gripal está fazendo a demanda por atendimento aumentar 400% a em relação ao volume normal.

UPAS LOTADAS E FALTA DE MÉDICOS – Jânio citou como exemplo alguns locais onde é evidente esse aumento. Na UPA do Baianão, que recebia de 80 a 100 pacientes por dia, foram atendidas 466 pessoas na última quinta-feira (16), disse ele. Na UPA do Arraial d’Ajuda, que atendia normalmente de 50 a 60 pessoas por dia, está recebendo em torno de 150 pacientes. Já em Trancoso, a demanda diária de 20 a 30 atendimentos passou para aproximadamente 110. “Portanto, muito acima da nossa capacidade de atendimento, diante da quantidade de médicos que temos disponíveis”, salientou.

O prefeito explicou que não contrata mais médicos porque está faltando profissionais da área disponíveis para serem contratados, um problema que se verifica em todo o país.

De acordo com Jânio, a maior parte dos casos de pacientes que chegam às unidades de saúde é de gripe, mas quem apresentar sintomas deve fazer o teste para descartar se não se trata de Covid-19.

Fonte: Radar64

Liberdade Notícias

Após 13 horas, corpo de “Zeca”, assassinado em Nova Zelândia é removido pelo rabecão

Artigo anterior

Motorista morre após cair em ribanceira ao usar desvio improvisado na BA 489

Próximo artigo

Você também pode gostar

More in Saúde