DestaqueSaúde

Medeiros Neto realiza a 9º Conferência Municipal de Assistência Social

0

A Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (12), a 9º Conferência Municipal de Assistência Social de Medeiros Neto/BA.

A Conferência que ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Medeiros Neto, foi transmitida pelo canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e conduzida pelo cerimonialista, jornalista/radialista Edson Araújo.

Convocada pelo Decreto do Poder Executivo Municipal nº 165 de 12 de julho de 2021, a 9ª Conferência Municipal da Assistência Social constitui-se em instância que tem por atribuição a avaliação da política de Assistência Social, a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social –SUAS e a eleição de 02 delegados para representar o município de Medeiros Neto na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social do Estado da Bahia.

Foram pautados na 9º Conferência Municipal de Assistência Social, temáticas de extrema importância para a nossa sociedade atual, como:

• A consolidação do Sistema Único de Assistência Social;

• A defesa de direitos socioassistenciais dos usuários;

• A garantia da proteção social não-contributiva;

• Qualidade no financiamento público;

• Redução dos danos causados pelas situações de emergência e calamidade pública.

A Conferência Municipal de Assistência Social foi convocada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, órgão que têm por finalidade acompanhar, fiscalizar e propor diretrizes para a execução da Política de Assistência Social do município.

Para a composição da mesa, foi convidado o prefeito de Medeiros Neto, Adalberto Alves Pinto – Beto Pinto, a secretária Municipal de Assistência Social, Maria Eliane Andrade Pinto – Lana Pinto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cristiano Alves da Silva – Pintão, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS Gestão 2019 – 2021, Breno Oliveira Aguiar; a representante dos trabalhadores da Assistência Social, Maria Rita da Silva Barreto, o representante do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS Gestão 2019-2021, Fabio Soares e a representante das pessoas que utilizam os serviços da Assistência Social, Camila de Jesus Franco.

Em virtude das restrições impostas pelas medidas sanitárias de prevenção ao contágio do novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho de Assistência Social deliberaram pela realização da conferência em 06 etapas, sendo as 05 primeiras no formato de pré-conferências, cada uma tratando de um eixo temático. Nestas pré-conferências tiveram a oportunidade de elaborar 04 propostas em cada eixo temático e eleger 05 delegados de cada um destes eixos.

Para coordenar os trabalhos dos grupos temáticos realizados nas Pré-conferências, foi convidado para compor a mesa o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Breno Aguiar, a assistente social, Bianca Luiz, os quais mediaram a votação das propostas.

Eixos norteadores das Pré-Conferências

Eixo 1 – cujo subtema foi: “A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades”, realizada no dia 20 de julho de 2021, teve como relatora a, Dra. Izabela Otoni.

Eixo 2 – cujo subtema foi: “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos Entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”, realizada no dia 22 de julho de 2021, teve como relator, Willian Gomes de Oliveira.

Eixo 3 – cujo subtema foi: “Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a importância da participação dos usuários”, a qual a relatora foi, Arele Ribeiro.

Eixo 4 – cujo subtema foi: “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”, tendo como relatora, Poliana Fernandes.

Eixo 5 – cujo subtema foi: “Atuação do Suas em Situações de Calamidade Pública e Emergências”, teve como relatora, Regiane Correia.

Cada relator, apresentou 4 propostas voltadas e aprovadas nas Pré-conferências.

As atividades finalizaram com a eleição de 02 delegados que representarão o município de Medeiros Neto na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada na cidade de Salvador, em formato virtual, com data prevista no período entre 1º de setembro a 31 de outubro de 2021. E, caberá a estes dois delegados representarem Medeiros Neto, levar e defender as propostas, para que possam alcançar a esfera federal.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, entregou os certificados para os participantes presentes e para os que assistiram a transmissão via YouTube, que poderão retirar o seu certificado na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Prefeitura Municipal de Medeiros Neto

Nossa gente em primeiro lugar

ASCOM/PMN

Liberdade Notícias

Prefeitura de M. Neto convida população para participar de audiência pública do Plano Regional de Saneamento Básico do Extremo Sul, que acontece hoje

Artigo anterior

Futsal feminino de Medeiros Neto retorna as suas atividades

Próximo artigo

Você também pode gostar

More in Destaque