DestaqueSaúde

Prefeitura de Medeiros Neto realiza palestra com servidores da Saúde em alusão ao Setembro Amarelo

0

A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo diversas ações em alusão ao Setembro Amarelo. Uma delas foi uma palestra, voltada ao aperfeiçoamento dos profissionais de saúde.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Saúde, Junia Garcia, coordenadores e diretores de equipamentos e demais profissionais da Saúde.

O palestrante, Me. em Psicologia, Leonardo da Silveira Vieira, abordou os casos mais recorrentes atendidos no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Medeiros Neto e alguns exemplos. Pontuou também a importância da formação continuada dos profissionais da Atenção Básica em saber identificar o problema de início, evitando que o usuário do equipamento evolua para um quadro grave, podendo tentar contra a sua própria vida.

A equipe de profissionais recebeu também o médico Psiquiatra, Juliano P. Franco o qual trouxe um panorama de como vem ocorrendo os atendimentos, o processo de triagem, a importância do acolhimento, processos que contribuem para um bom resultado na recuperação do paciente.

Ambos os palestrantes em uma roda de conversa, puderam tirar dúvidas de todo o público presente, em especial das enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde UBS e dos Postos de Saúde da Família – PSF’s.

A secretária de Saúde, Junia Garcia, destacou a importância da Campanha Setembro Amarelo. “A prevenção é o melhor caminho! É preciso que o paciente aprenda a conhecer a mente para melhorar a sua condição de vida. Milhares de pessoas sofrem diariamente com depressão e crises de ansiedade. Temos a equipe multidisciplinar do CAPS que oferece todo o apoio necessário para ajudar os pacientes a superar o quadro depressivo e evitar o suicídio.” finaliza a secretária.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. A depressão, o transtorno de humor e a ansiedade são doenças que atingem milhões de pessoas no mundo.

Esse foi mais um momento criado para lembrar a importância da vida, do diálogo, da empatia, da esperança e da conscientização, esse é o sentido da campanha Setembro Amarelo.

Prefeitura Municipal de Medeiros Neto

Nossa gente em primeiro lugar

ASCOM/PMN

Liberdade Notícias

Corcovado Granitos realiza doação e plantio de mudas nativas na Ilha em parceria com a AMIAFRI

Artigo anterior

Com apoio da Prefeitura, atletas medeirenses participam da 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu e conquistam 04 medalhas

Próximo artigo

Você também pode gostar

More in Destaque