A Neoenergia recebeu a licença prévia para uma linha de transmissão de 359 quilômetros de extensão, com tensão em 500 kV, localizada na Bahia. O empreendimento é um dos cinco trechos do projeto Morro do Chapéu, adquirido pela companhia no lote 2 do leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro de 2020.
Além das linhas de transmissão, está prevista a construção da subestação Medeiros Neto II (500/230kV), com a instalação de um Compensador Síncrono (-180/300) MVAr. Esse foi o projeto com maior extensão e a maior previsão de investimentos pela Aneel no leilão e apresenta sinergias durante a construção e a operação com outros ativos da companhia. O projeto Morro do Chapéu totaliza 1.091 quilômetros de extensão, atravessando os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
A licença foi emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) e reconhece a viabilidade da construção. “Temos o compromisso de atuar pelo desenvolvimento sustentável nas nossas áreas de atuação, realizando os nossos projetos com base no respeito e na preservação do meio ambiente e da cultura das populações locais. Estamos demonstrando essa responsabilidade e avançando com o licenciamento do projeto de acordo com o plano de negócios”, afirma o diretor de Transmissão e Projetos de Subtransmissão, Fabiano Uchoas.
Os objetivos do empreendimento são a expansão da rede básica no sul do Nordeste para possibilitar o pleno escoamento das usinas já contratadas na região e ampliar as margens para conexão de novos empreendimentos de geração. O projeto permitirá também realizar ampliações complementares no extremo sul baiano para proporcionar atendimento elétrico com mais qualidade aos consumidores.
Redação Medeirosneto.com