Destaque

Grávidas terão direito a passagens de ônibus e enxoval gratuito em Salvador

0
Programa pretende ampliar exames de pré-natal entre a população carente

Cerca de 4 mil grávidas receberão passagens de ônibus e enxoval gratuito da Prefeitura de Salvador. São cerca de 40 itens como mamadeiras, chupetas, mantas e roupinhas, entre outros elementos. A iniciativa faz parte do programa Mãe Salvador, lançado na manhã desta quinta-feira (18), e vai beneficiar gestantes que são acompanhadas nas unidades de saúde do Município.

Segundo o prefeito Bruno Reis, o objetivo é aumentar a cobertura de pré-natal na cidade para prevenir e detectar precocemente doenças maternas e fetais, protegendo mãe e filho. Na prática, cada gestante que for acompanhada em uma das unidades municipais de saúde vai receber um cartão com 30 passagens para poder fazer os exames e se mantiver a assiduidade, ou seja, fizer sete pré-natais, terá direito também a um enxoval novo.

“Esse programa é importantíssimo para estimular as mulheres grávidas para que elas possam realizar pelo menos sete exames pré-natais. Sabemos da importância desse exame para garantir que a criança possa nascer com a saúde melhor. Então, além de campanhas educativas e busca ativa, com esse programa nós vamos doar gratuitamente as passagens de ônibus e o enxoval para garantir o cuidado e atenção maior com o bebê”, afirmou.

O programa foi idealizado pela Prefeitura e transformado em lei pela Câmara Municipal no final de 2020. Nesta quinta, o prefeito sancionou a matéria. A novidade vale para as mulheres que já estão sendo acompanhadas. O titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, responsável pela distribuição dos enxovais, contou que 4 mil mães serão beneficiadas nesse primeiro momento.

“O enxoval tem mamadeira, chuca, fralda, bacia, talquinho, roupa, entre outros itens. Ele é completo em todos os sentidos. São mais de 40 itens para as crianças carentes de Salvador e 4 mil mães serão atendidas. É um número significativo e que vai ter um impacto positivo sobretudo nas zonas periféricas, onde as mulheres, muitas vezes, são mães solteiras e têm dificuldade de se deslocar até as clínicas. O programa tem um formato social abrangente que vai favorecer essas mães”, contou.

Um dos objetivos é de que as gestantes façam o pré-natal, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação e que elas fortaleçam o vínculo com a maternidade de referência, com visitas ao local onde deverá ser feito o parto.

A meta é alcançar 70% das gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal e reduzir a mortalidade materna na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) as gestantes pretas e pardas possuem maior dificuldade em realizar, pelo menos, sete consultas de pré-natal – número indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O titular da SMS, Léo Prates, frisou que todas as unidades básicas do Município oferecem exames de pré-natal e destacou o caráter social do Mãe Salvador.”Criamos um comitê de enfrentamento ao racismo institucional, e descobrimos que a maioria das mulheres que não estavam fazendo o pré-natal eram negras. Com isso, o segundo passo foi estruturar um projeto que pudesse estimular as mulheres a realizar esses exames. Chegamos a 60% de assistência primária na cidade, mas, ainda nos tempos de hoje, convivemos com sífilis congênita, passada de mãe para filho, e nosso papel é diminuir isso por meio do exame pré-natal”, contou.

Em 2020, cerca de 27,9 mil gestantes tiveram o acompanhamento nas unidades da rede municipal de saúde para a realização do pré-natal, exames e outros procedimentos durante a gravidez. Os dados foram coletados pelo grupo técnico da Rede Cegonha da capital baiana, com base no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde.

O programa tem participação também da Secretaria de Mobilidade (Semob), responsável pela distribuição Card – Bilhete Identificado, com as 30 passagens de ônibus. O investimento foi de R$ 5 milhões.

Por: Correio 24 Horas

Liberdade Notícias

Polícia prende 6 por venda de carne de cavalo para hamburguerias no RS

Artigo anterior

Homem da porrada em mulher dentro de supermercado no centro de Medeiros Neto

Próximo artigo

Você também pode gostar

More in Destaque