DestaquePolítica

Ermisvaldo Rodrigues é diplomado como vereador pelo PT após três tentativas

0

Foi diplomado no início da manhã da última sexta-feira, o mestre de obras e militante político do PT, Ermisvaldo Rodrigues, ou “Esmisvaldo do PT” como é conhecido. Ele já havia disputado as eleições dos anos de 2000, 2012, e 2016, vindo a obter êxito agora nas eleições de novembro de 2020.

Eleito com 372 votos, Ermisvaldo chega enfim, ao cargo de vereador pela cidade de Medeiros Neto após três tentativas consecutivas. Conhecido por seu empenho, humildade, profissionalismo, por ser muito estimado pela população e, como vereador, ele disse a reportagem do Liberdade Notícias que espera ser um forte “representante do povo”.

BIOGRAFIA

Ermisvaldo Rodrigues Vieira, a exemplo do grande Líder Político Che Guevara, nasceu antes do tempo, na cidade de Medeiros neto – BA, seus pais Everaldino Vieira e Diolina Rodrigues Neta, residiam na Rua Ibirajá na referida cidade. Ele nasceu, em 21 de abril de 1976, ano de turbulência vivido pelo país, o chamado Tempo Duro, período que marcou o Brasil e o mundo com a Ditadura Militar, momento em que o mundo viu a China perder seu grande líder revolucionário Mao Tsé-tung, e os trabalhadores brasileiros sentiram a perda de um grande líder que representava a classe operária, que foi assassinado pela famosa linha dura, o Manuel Fiel Filho.

Seus pais, de família simples, viviam da exploração da pesca e do serviço braçal, o então” pequeno gigante” crescia forte, junto com seus 03 (três) irmãos: Everaldo, Elizangela e Rosangela. Mas o que mais marcou foi a sua adolescência, quando nas várias viagens com o seu avô Abdias Rodrigues. compravam carneiros e porcos para vender, aprendendo o verdadeiro sentido da vida com esta atividade comercial.

Ermisvaldo Vieira, contava com 15 anos quando iniciou a sua militância na vida pública, assumindo a liderança do grêmio estudantil da escola onde estudava, no mesmo ano assumiu a coordenação regional da Pastoral da Juventude (PJ) do setor IV. No ano seguinte, em 1992 assumiu sua primeira turma de catequese, (trabalho voluntário, com crianças e jovens), passou a ser o coordenador de 02 (dois) grupos de jovens da PJ, M.J.C e o JUBAC, movimentos que deram-lhe um amplo conhecimento social. Aos 16 (dezesseis) anos, ainda menor de idade, conseguiu seu primeiro emprego como cortador e plantador de cana- de- açúcar, passando assim a ganhar seu próprio dinheiro. Foi nessa época em que liderou com a participação de outros companheiros a primeira greve dos cortadores de cana, por melhores condições de trabalho no campo e por salário digno. Nasceu então o sonho de lutar pela dignidade humana dos menos favorecidos e por justiça social, surgindo assim o interesse pelo Partido dos Trabalhadores (PT), instituição que o deixou sensibilizado por sua história ao lado dos trabalhadores.

Em 30 de setembro de 1999, filiou-se ao PT (Partido dos Trabalhadores), com a idéia de ser candidato a vereador. No ano seguinte registrou sua candidatura, ao lado do candidato vitorioso José Lopes Pereira (Deca Lopes), sendo o mais novo candidato do partido, obtendo 256 votos. Passou por dois mandatos consecutivos como presidente do PT ( Partido dos trabalhadores) em Medeiros Neto, organizou o diretório e aumentou o quadro de filiados. No ano seguinte assumiu trabalho de docência no Ensino Médio, após 1 (um) ano e meio como professor, foi demitido por liderar juntamente com os professores: Valdir Costa, Ricardo Midubim e outros, várias manifestações pela aprovação do plano de cargos e salários do magistério. Desde então, iniciou-se uma sequência de atividades que colaboraram, na transformação da sociedade de Medeiros Neto, como: mutirões para reformar casas dos menos favorecidos, distribuições de agasalhos, criação de associações, encontros de formação da juventude, palestras e conscientização de proteção ao meio ambiente, combate a discriminação racial, entre outros.

Casou-se no ano de 2005, com Lourdes Solivania Borges Ferraz, ex-diretora da Escola Estadual Deolisano Rodrigues de Souza, é pai de Saulo, 11 anos e Daniel de 18 anos.

Apoiou e ajudou na eleição por dois mandatos do Dep. Federal Luiz Bassuma e o Dep Estadual Yulo, articulou e lançou a candidatura de Valdir Costa a prefeito no ano de 2004. Nas eleições de 2010 apoiou a campanha vitoriosa do Dep. Federal Rui Costa se tornando o terceiro mais votado do Estado da Bahia.

Atualmente é representante da delegacia (extensão) da Coopexsulba (Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia), onde iniciou um trabalho em Parceria com o STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), de apoio aos pequenos produtores Rurais, com a criação de associações para participar do Projeto Crédito Fundiária, cadastro para regularizar as terras do município e região com entrega de Título de Terra aos pequenos produtores Rurais da Agricultura Familiar.

Finalmente foi eleito em 2020 para vereador Medeiros Neto – BA, com o apoio de amigos e colaboradores em geral, pretende honrar os votos de confiança realizar com dignidade um mandato participativo voltado para toda comunidade em especial os menos favorecidos, sempre lembrando da sua verdadeira origem.

Por: Patrick Brito

Com informações da ASCOM do Vereador

Liberdade Notícias

Adolescente é perseguido e morto a tiros dentro de bar em São José de Alcobaça

Artigo anterior

Diplomado na última sexta-feira, Fernandão será o primeiro vereador do PT representante de Nova Lídice

Próximo artigo

Você também pode gostar

More in Destaque