A capacitação ocorreu dentro das dependências do próprio Hospital e buscou instrumentalizar os enfermeiros para o manuseio de ventilador pulmonar, também chamado em alguns momentos de respirador pulmonar.
Trata-se de um equipamento essencial para a manutenção da respiração em pacientes que apresentam alguma deficiência respiratória, seja ela transitória ou permanente. Com o auxílio desses aparelhos, o paciente pode encontrar um conforto no momento de respirar, além de evitar a irritação dos pulmões ao fazer força para conseguir realizar essa ação tão primordial para o corpo humano.
Assim como, no manuseio do CPAP, que é uma abreviação de Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua nas vias aéreas, o CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar silencioso, utilizado no tratamento para apneia do sono, do tipo obstrutiva.
Segundo a coordenadora Chefe de Enfermagem, “o objetivo foi levar aos profissionais novos conhecimentos técnicos e científicos, buscando aprimorar a qualidade do serviço e do atendimento prestado à população”.


ASCOM/Prefeitura Municipal de Medeiros Neto

















