Destaque

​ Cinema Itinerante emociona e encanta comunidade escolar em Medeiros Neto

0

Na última quarta-feira, 17 de setembro, a Escola Municipal Cristina Amarante e Mota, no período noturno, foi palco de um evento memorável: a apresentação do projeto Cinema Itinerante (EJA), uma iniciativa cultural que trouxe emoção, conhecimento e memória para alunos e comunidade.
O projeto, idealizado pelo cinematógrafo Roberto Lopes de Souza em parceria com a Secretaria de Cultura de Medeiros Neto, utilizou recursos da Lei Federal Aldir Blanc, reafirmando a importância das políticas públicas de incentivo à cultura.
Durante a noite, os presentes puderam acompanhar a participação especial do pedagogo e músico Renato Souto Théo, que emocionou a todos ao falar da relevância do cinema e explanar, de forma brilhante, a história do cinema mundial, nacional e local, além de destacar o valor transformador do cinema itinerante.
A noite também contou com a presença marcante da cantora Lamônia Senna, que abrilhantou ainda mais o evento, e do fotógrafo Jorge Rex, que apresentou seu curta-metragem “A História de Zé Rex”. A obra sintetiza, de maneira magnífica, a trajetória de Medeiros Neto através das lentes e do olhar sensível de seu pai, o saudoso Zé Rex, fotógrafo e historiador que deixou um legado imortal para a cidade.Outro destaque foi a exibição do curta-metragem “Caminhos do Água Fria”, do cineasta, músico e produtor Fred Matos, que retratou desde os primórdios até os dias atuais a história de Medeiros Neto, promovendo um mergulho afetivo na identidade cultural do município.
O evento foi possível graças ao apoio e acolhida da Escola Municipal Cristina Amarante e Motta, seus professores — Maurício Machado, Lúcio Dantas e Alexandre Rodrigues, a equipe de suporte — e todos os alunos da EJA, que participaram com entusiasmo e curiosidade.
A organização agradece ainda à direção da escola, à Secretária de Cultura Marlene Alves e ao Diretor de Cultura Fred Matos, pelo incentivo e dedicação em fortalecer a cultura local e aproximar a sétima arte da comunidade.
O Cinema Itinerante reafirma, assim, seu papel de democratizar o acesso ao cinema, valorizar talentos e manter viva a memória cultural de Medeiros Neto.

Da Redação do Liberdade Notícias

Liberdade Notícias

Prefeitura de Medeiros Neto se une em Caminhada de Conscientização pelo Agosto Lilás

Artigo anterior

Com mais de mil empregos, Bahia Bio impulsiona o crescimento regional

Próximo artigo

Você também pode gostar

More in Destaque