O tradicional Arraiá do Água Fria, que encheu de cores e ritmos nordestinos o último fim de semana em Medeiros Neto, teve um encerramento ainda mais saboroso e afetivo no domingo, 18 de junho de 2025. Aconteceu a quarta edição do Feijoão, um evento singular que mistura a energia autêntica do forró pé de serra com o aconchego de uma feijoada de domingo, idealizado e realizado pelo proponente cultural e trompetista Marco Antônio Souza, o popular Kitinha.
Mais do que uma festa, o Feijoão é um projeto de coração. O nome, criativo como só, é uma junção de “Feijoada” com “São João”. Kitinha, um nome conhecido nos bastidores culturais da cidade há anos – trompetista desde os 17 e sempre presente apoiando artistas, muitas vezes com sua sonorização de forma filantrópica – explicou à nossa redação a motivação. “A feijoada no domingo acalha bem, é costume do brasileiro. Mas a ideia sempre foi juntar isso com os artistas da nossa terra”, afirmou.
A programação começou por volta das 10h da manhã e seguiu animada até as 18h, no mesmo espaço do Arraiá. No palco, uma sequência de talentos locais fez a festa ao som do melhor forró pé de serra. Moises de Souza, Caio Black, Karika Show, Bruno Suimgão, Alessandro Batera e Rennio foram os músicos contratados para abrilhantar a quarta edição. O sanfoneiro Manfrine Souza foi um dos convidados especiais, garantindo o tempero musical perfeito para o evento.
Ação Social no Prato Quente
Porém, o ponto alto do Feijoão vai além da música. Durante todo o dia, foi servida uma saborosa feijoada para pessoas carentes e para o público que compareceu para prestigiar as apresentações. Kitinha, no entanto, foi enfático: a prioridade são sempre os mais necessitados. “A intenção é passar um afeto neste momento importante”, disse o organizador. “É comum vermos campanhas contra a fome só no Natal. Pensei fora da casinha para trazer essa causa social também, além da cultura, é claro”, explicou, destacando o caráter humanitário que é a verdadeira essência do evento.
Prestígio da Comunidade e das Autoridades
O evento reuniu um grande número de munícipes e contou com a visita surpresa dos vereadores Rildo e Pintão, que são presenças constantes para prestigiar o trabalho de Kitinha. O Feijoão é um exemplo de sucesso de parceria entre a iniciativa cultural popular e o poder público: foi custeado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc e contou com o apoio fundamental da Secretaria Municipal de Cultura, sob a batuta carinhosa da secretária Marlene Santos e de toda a sua equipe.
Assim, Medeiros Neto viu mais uma edição do Feijoão cumprir sua missão: alimentar o corpo com uma boa feijoada, aquecer a alma com o forró pé de serra raiz e fortalecer o espírito comunitário através da cultura e da solidariedade. Até o ano que vem!
Da Redação do Liberdade Notícias

















